Proximidade: arte e educação depois da covid-19

Proximidade: arte e educação depois da covid-19

por:
R$ 30,00

Descrição

O isolamento provocado pela crise da covid-19 nos mostrou quão valiosa é a proximidade entre as pessoas. A arte e a educação também não sobrevivem sem ela. Assim como acontece com as obras de arte quando são reproduzidas, as pessoas perdem a aura quando sua presença se restringe a uma imagem na tela do computador ou do celular. A arte perde a vida quando não pode vibrar com a proximidade dos corpos. Em Proximidade: arte e educação depois da covid-19, os autores Marlies De Munck e Pascal Gielen fazem uma análise da realidade que se impôs com a pandemia e o isolamento entre as pessoas.

Este livro, ilustrado por Lotte Lara Schröder, traz reflexões sobre como a proximidade gera vida e faz toda a diferença em uma sala de aula ou mesmo em uma sala de conferências: sobre como a virtualização afeta o cerne da educação. Reflete ainda sobre o que é a vibração que nos arrebata a cada vez que visitamos uma exposição de arte ou vemos um performance. Sobre o que experimentamos quando estamos presentes e que nos tira o fôlego e nos deixa perplexos. Por vezes, apenas a arte e a cultura marcam a diferença entre viver e sobreviver.

 

Sobre os autores:

Marlies De Munck é filósofa da cultura. É professora no Departamento de Filosofia da Universidade da Antuérpia e na KASK & Conservatorium, em Gante. Como membro do Culture Commons Quest Office (CCQO), no Antwerp Research Institute for the Arts (ARIA), conduz uma pesquisa sobre a “Saúde da Cultura”. De Munck colabora frequentemente como colunista no jornal De Standaard e na revista Knack, além de ser autora de ensaios sobre música e filosofia, como “Por que Chopin não queria ouvir a chuva” [Why Chopin didn’t want to hear the rain] e “O voo do rouxinol. Um apelo filosófico para o músico” [The Flight of the Nightingale. A philosophical plea for the musician].

Pascal Gielen é sociólogo da cultura. É pesquisador no Antwerp Research Institute for the Arts (ARIA), na Universidade da Antuérpia, onde lidera o grupo de pesquisa Culture Commons Quest Office (CCQO). Em 2016, Gielen recebeu o Odysseus Grant para pesquisas internacionais, do fundo de pesquisa científica Fonds Wetenschappelijk Onderzoek. Gielen é também organizador da série de livros Antennae – Arts in Society (Valiz, Amsterdam).  Publicou mais de 12 livros sobre arte, trabalho criativo e política cultural.

 

Sobre a ilustradora:

Lotte Lara Schröder criou as ilustrações Noções de proximidade [Notions of Nearness] e fez o projeto gráfico desta publicação. Estudou na Werkplaats Typografie, em Arnhem (Holanda), além de em outros locais. Lotte é artista e designer, e tem interesse por fenômenos da natureza e ecologia. Seu trabalho independente consiste em desenhos, pinturas e colagens, por vezes combinados com sons e objetos. Seu trabalho como designer se caracteriza pela forte conexão com o conteúdo textual e inspira-se nas mesmas fontes e em sua intuição lúdica, muito pessoal.

 

Autores: Marlies De Munck e Pascal Gielen

Ilustração: Lotte Lara Schröder

Idioma: Português

Número de páginas: 64 páginas

ISBN: 978-65-5691-024-6

Formato: Brochura

Dimensões: 11,5 x 15,3 cm

Ano de publicação: 2021

Preço: R$ 30,00