Dramaturgias da crítica

Dramaturgias da crítica

por:
R$ 42,00

Descrição

Dramaturgia da crítica reúne ensaios do filósofo e crítico teatral Patrick Pessoa sobre peças encenadas no Brasil entre agosto de 2018 e agosto de 2020. As crônicas são organizadas em grandes temas – morte, arte, amor, sexo, luta, utopia e pandemia –, e, como propõe o autor, a ordem de leitura fica a cargo do leitor. 

Nos textos cheios de referências a filmes, livros, peças — com o humor de quem se diverte ao escrever —, Patrick Pessoa reflete sobre questões importantes da vida ao discorrer sobre dramaturgia. Para o autor, a crítica é uma forma de agradecimento, uma troca de presentes. É coautoria que nasce quando se assume a responsabilidade de continuar o que alguém já começou. Não é juízo, argumentação, tampouco negócio para especialistas. É dramaturgia.

“A crítica teatral que exercito nessas páginas é uma nova apresentação das peças de teatro a partir das quais escrevi. O povo do teatro não diz que cada nova apresentação é sempre única, diferente, imprevisível? Que cada dia é um dia? Então.”

Os textos foram originalmente publicados no jornal O Globo.

 

Sobre o autor

Doutor em Filosofia, com dois pós-doutorados em Estética e Filosofia da Arte, Patrick Pessoa é crítico teatral, dramaturgo e professor associado do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFF. Como dramaturgo, colaborou com os diretores Aderbal Freire-Filho, Malu Galli e Bel Garcia, Marcio Abreu, Daniela Amorim, Jörgen Tjon A Fong, Marco André Nunes e Adriano Guimarães. É editor e da Revista Viso: Cadernos de Estética Aplicada e publicou diversos ensaios de crítica literária, cinematográfica e teatral em revistas especializadas, além de cinco livros, um deles pela Cobogó: Nômades (2015), em parceria com Marcio Abreu. 

 

Sobre a Coleção Dramaturgia da Editora Cobogó:

A Coleção Dramaturgia, publica desde 2012, textos de dramaturgos da cena teatral brasileira e internacional. Os livros ajudam a construir a memória do teatro do nosso tempo, marcando um novo registro do cenário da dramaturgia contemporânea. Em 2015, a Cobogó lançou ainda a Coleção Dramaturgia Espanhola e em 2019 a Coleção Dramaturgia Francesa. São mais 70 autores publicados em 82 títulos lançados.

 

Autor: Patrick Pessoa

Idioma: Português

Número de páginas: 232 

ISBN: 9786556910420

Capa: Cubículo

Formato: 13 x 19 cm

Encadernação: brochura

Ano de publicação: 2021