No tremor do mundo - ensaios e entrevistas  à luz da pandemia

No tremor do mundo - ensaios e entrevistas à luz da pandemia

de:
R$59,90

por:
R$ 53,91

Descrição

Sabe-se que o vírus Sars Cov 2 impacta o corpo humano em diversos órgãos, e ainda que o maior perigo resida nas vias respiratórias, nos pulmões, a doença se revelou sistêmica. No interior do corpo físico, o vírus repercute de forma veloz, e o mesmo pode ser visto no corpo político da sociedade. A pandemia de Covid-19 gerou, em um período de tempo curtíssimo, um número assombroso de mortes e irradiações na vida de bilhões de pessoas ao redor do planeta. Os ensaios deste livro tratam justamente da vasta repercussão de um acontecimento de origem biológica, através de vozes oriundas de diversos campos. Procuramos aqui, por um lado, construir memórias dessa época singularíssima para o futuro e, por outro, partilhar imaginações para esse mesmo futuro, buscando, quem sabe, desenhar desde já transformações para o mundo porvir.

O movimento deste livro é de “tremer junto ao mundo”, expressão tomada do pensador martinicano Édouard Glissant (1928-2011), em um momento de abalo profundo, na esperança de que essa elaboração do nosso presente possa irrigar uma imaginação para o futuro. Pois, como aponta Ailton Krenak em seu depoimento aqui publicado:

“Talvez, entre um tombo e outro, valha aproveitar esses hiatos – isso que chamam de interregno – e produzir mundos. Produzir mundos que possam ser o mais próximo possível do que imaginamos que é a coexistência.”

 

Sobre os organizadores

Luisa Duarte é curadora independente, escritora e pesquisadora. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foi por nove anos crítica de arte do jornal O Globo. Fez parte da equipe curatorial do programa Rumos Artes Visuais, no Instituto Itaú Cultural (2005-06). Foi curadora da exposição coletiva Quarta-feira de Cinzas, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, 2015. Curadora (com Evandro Salles) de Tunga – O Rigor da Distração, no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR), 2018. Organizadora dos livros ABC – Arte Brasileira Contemporânea (2014) (em dupla com Adriano Pedrosa) e Arte Censura Liberdade – Reflexões à luz do presente (2018). Curadora da exposição Adriana Varejão – Por uma Retórica Canibal, Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), Salvador, e Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), Recife, 2019.

Victor Gorgulho é graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrando em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). É curador independente, jornalista e pesquisador. Curou exposições como Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul (com Bernardo José de Souza), na Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, 2017; Eu Sempre Sonhei com um Incêndio no Museu – Laura Lima & Luiz Roque, no Teatro de Marionetes Carlos Werneck, Rio de Janeiro, 2018; e Perdona Que No Te Crea, na Carpintaria/Fortes D’Aloia & Gabriel, Rio de Janeiro, 2019. Desde 2019 é o curador do MIRA, programa de exibição de filmes da ArtRio. Integra o corpo curatorial da Despina. Como jornalista, foi colaborador de cultura do Jornal do Brasil (2014-17) e hoje contribui com veículos como El País, Terremoto e VICE.

 

Título: No tremor do mundo - ensaios e entrevistas à luz da pandemia

Organizadores: Luisa Duarte e Victor Gorgulho

Autores: Ailton Krenak, Angela Figueiredo, Bernardo Esteves, Christian Dunker, Diane Lima, Eliana Sousa Silva, Fabiana Moraes, Fernanda Brenner, Franco “Bifo” Berardi, Fernanda Bruno, Gabriel Bogossian, Giselle Beiguelman, Guilherme Wisnik, Heloisa M. Starling, Ivana Bentes, Júlia Rebouças, Marcio Abreu,Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Noemi Jaffe, Orlando Calheiros, Paola Barreto, Pedro Duarte, Rodrigo Nunes, Sidarta Ribeiro, Silvio Almeida, Tatiana Roque

Língua: Português

Número de páginas: 352 páginas

ISBN: 978-65-5691-013-0

Formato: Brochura 

Dimensões: 14x21 cm

Ano de publicação: 2020