Parto pavilhão

Parto pavilhão

por:
R$ 36,00

Descrição

Como redesenhar e redefinir a história? Como criar novas narrativas para contar das opressões que corpos negros vivem, apontando horizontes e desfechos de liberdade? É a partir dessas questões que o dramaturgo Jhonny Salaberg se debruça sobre a realidade do encarceramento feminino para denunciar, escancarar e ressignificar a história de milhares de mulheres, em sua maioria negras, presas nas realidades opressoras do nosso país. Parto Pavilhão narra o plano de fuga de mulheres e seus “umbigos” (como são chamados seus filhos recém-nascidos) em uma penitenciária em meio às semifinais da Copa do Mundo de futebol masculino.

Denunciando as opressões, mas trazendo um novo desfecho, mais digno e poético, o autor mostra sua potência narrativa, sua forma brilhante de criar imagens, de friccionar a realidade, de trazer para o teatro a existência racista, se firmando, assim, como um dos principais dramaturgos do nosso tempo.

 

Sobre o autor

Jhonny Salaberg é dramaturgo e ator. Nasceu em Guaianases, extremo leste de São Paulo, e formou-se pela Escola Livre de Teatro de Santo André. É membro fundador do O Bonde. Entre seus trabalhos, publicou as peças Mato cheio e Buraquinhos ou O vento é inimigo do picumã, pela Editora Cobogó. Esta segunda foi também incluída na antologia Dramaturgia Negra, da Funarte, e eleita a melhor peça de 2018 pela Folha de S.Paulo, além de ter sido vencedora em sete categorias nas principais premiações de teatro do país. Ganhou a IV Mostra de Dramaturgia em pequenos formatos cênicos do Centro Cultural São Paulo e foi o dramaturgo mais jovem a ser indicado ao prêmio APCA de Dramaturgia. Seus textos são encenados em parceria com companhias de teatro do estado de São Paulo e adotados como referência e material de estudo em universidades federais e estaduais e em escolas de teatro no Brasil, bem como em estudos de teatro negro na Noruega, pela revista Norsk Shakespeare- og Teatertidsskrift.

 

Autor: Jhonny Salaberg

Ilustradora: Isabela Alves

Idioma: Português

Número de páginas: 80 páginas

Editora: Cobogó

ISBN: 978-65-5691-029-1

Capa: Rafael Cristiano

Formato: Brochura

Dimensões: 14 x 21 cm

Ano de publicação: 2021